Buscar

A dor é superável, e a morte, prevenível

“Eu sou um perdedor”

“Eu sou um peso para os outros”

“Os outros vão ser mais felizes sem mim”

“Eu não posso fazer nada”

“Eu não aguento mais”

“Eu preferia estar morto”


A maioria das pessoas com ideias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre “querer morrer”, “sentimento de não valer para nada”, e assim por diante. Todos esses pedidos de ajuda não podem ser ignorados.

São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar.

Todos começam com “D”, formando a Regra dos 4 Ds.



Neste caminho sem volta, os Transtornos Emocionais estão entre as principais causas de ideação suicida e atentados contra a própria vida.


Há transtornos emocionais que potencializam ideações suicidas e as chances de que um indivíduo possa atentar contra a própria vida. Mas antes preciso explicar o conceito de Transtornos Mentais, para evitar a confusão. Chamamos de Transtorno Mental, doença mental ou distúrbio psiquiátrico, o diagnóstico feito por um profissional de saúde mental, quanto a padrões comportamentais ou mentais causam sofrimento, anormalidade ou incapacidade de funcionar saudavelmente no cotidiano. Acima de qualquer outro tipo de problema de saúde, o sofrimento e incapacidade são a maior característica. Podem ser ocasionados por fatores biológicos, ambientais ou psicológicos, e não escolhem etnia/gênero/idade/cultura/classe econômica, podendo afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida.


Apesar da maioria das pessoas com risco de suicídio apresentar transtorno mental, grande parte não procura um profissional de saúde mental, mesmo em países desenvolvidos. Assim, o papel da disseminação da informação torna-se vital, para ajudar aqueles que não sabem que existe ajuda. 


Transtornos de Humor (como a depressão) são responsáveis por 35,8% dos casos consumados. A depressão é um dos Transtornos Mentais mais conhecidos e divulgados, e isso é positivo, pois tratamentos e conhecimentos sobre essa doença vêm sendo amplamente estudados.

No entanto, também precisamos conhecer e expandir o conhecimento sobre os outros Distúrbios que possam levar o indivíduo a pensar, tentar ou tirar de fato sua própria vida.

Segundo a OMS, é a segunda mais importante causa de incapacidade no mundo. Acomete, ao longo da vida, entre 10% e 25% das mulheres e entre 5% e 12% dos homens. Entre os gravemente deprimidos, 15% se suicidam. Caracteriza-se por:

Sentir-se triste, durante a maior parte do dia, quase todos os dias;Perder o prazer ou o interesse em atividades rotineiras, irritabilidade, desesperança, queda da libido;Perder peso ou ganhar peso (não estando em dieta);Dormir demais ou de menos, ou acordar muito cedo, sentir-se cansado e fraco o tempo todo, sem energia;Sentir-se inútil, culpado, um peso para os outros, ansioso, com dificuldade em concentrar-se, tomar decisões e dificuldade de memória;Ter pensamentos frequentes de morte e suicídio.


O Transtorno Afetivo Bipolar– cerca de 1,5% das pessoas do mundo é afetada por ele. Está associado a um maior risco de suicídio, especialmente nas fases de depressão e nos casos de troca rápida de humor. Caracteriza-se por alterações de humor que se manifestam, como episódios depressivos, alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade.

- Fase Depressiva: Mesmos sintomas da depressão;

- Fase Maníaca: Autoimagem inflada ou grandiosidade; Menor necessidade de sono; Aumento da velocidade do pensamento; Não consegue concentrar-se em uma atividade; Põe-se em situações de risco.


Transtorno mentais e de comportamento, decorrentes de uso de substâncias psicoativas, como o uso de álcool e outras substâncias, são responsáveis por 22,4% dos casos consumados. Cerca de 11% da população Brasileira é dependente do álcool e tem atingido população cada vez mais jovem. Geralmente as mortes não são notificadas como suicídio, confundido muitas vezes com overdose ou acidente de trânsito. Mesmo assim é, no conjunto, a segunda doença mental mais associada ao suicídio, após os transtornos do humor. O suicídio está relacionado com: Dependência; Abstinência; Tolerância; Agressividade; Impulsividade; Fraco controle dos impulsos.


A Esquizofreniaesta associada a 11% dos casos consumados de suicídios, por isso a importância da identificação precoce para  a prevenção, e principalmente a aceitação da família de que sofre de um transtorno, assim o tratamento faz-se eficaz. Se manifesta por:

Delírios;Alucinações;Discurso desorganizado;Comportamento desorganizado;Sintomas negativos (embotamento afetivo, diminuição da vontade, alogia, hipoedonia);Perda de capacidade laboral/acadêmica/social.


Os Transtornos de Personalidadesão responsáveis por 11% dos casos consumados de suicídios e Transtornos de Ansiedadepor 6,1%. Ambos apresentam risco aumentado de suicídio em até 12 vezes para homens e 20 vezes para mulheres, especialmente os transtornos de personalidade antissocial e Borderline (limítrofe).

Sofre e faz sofrer a sociedade; Não aprende com a experiência. Associa-se com outros transtornos psiquiátricos, como transtorno do humor e abuso de drogas;Alterações marcantes no jeito de sentir, perceber a si e ao mundo e se relacionar.


Como vimos, a maneira mais eficiente de se reduzir o risco de suicídio nestes indivíduos, é o diagnóstico e tratamento correto do transtorno. Este texto tem o intuito de trazer mais conhecimento sobre eles. Entretanto, torna-se necessária a disseminação destas informações, o que não substitui a avaliação psicológica feita por um profissional capacitado.

Fonte:

https://www.vittude.com/blog/transtornos-mentais-por-tras-do-suicidio/

http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/dsm_os_transtornos_emocionais/materia_2.html


Rede de apoio à pessoa com ideação suicida em Santa Maria: onde procurar ajuda: https://diariosm.com.br/not%C3%ADcias/geral/rede-de-apoio-à-pessoa-com-ideação-suicida-em-santa-maria-onde-procurar-ajuda-1.2028113?l=?l=


8 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now